Cromos biográficos
Cromos biográficos
- Gil Vicente
- Datas: 1465-1536
Poeta lírico e dramaturgo, considerado o fundador do teatro português e o representante maior da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões.
A 8 de junho de 1502 foi representado o seu primeiro trabalho, a peça Auto da Visitação (também conhecida como Monólogo do Vaqueiro) nos aposentos da rainha D. Maria, mulher de D. Manuel, para celebrar o nascimento do príncipe (o futuro rei D. João III). Esta representação é considerada como o marco de início da história do teatro português.
A sua atividade de dramaturgo foi desenvolvida em torno da corte portuguesa, durante os reinados de D. Manuel I e de D. João III. Gil Vicente era simultaneamente o organizador do espetáculo, autor, ator e músico. Muito atento e inspirado pela tradição popular, a sua arma era o riso, mas usa uma fina sensibilidade e uma imaginação admirável. A sua obra é rica na diversidade de personagens-tipo apresentando-nos a sociedade portuguesa do início do séc. XVI nas suas angústias e ilusões, mágoas e alegrias.
Bibliografia
LISBOA, Eugénio (coord.) - Dicionário Cronológico de Autores Portugueses. (Vol. 1). Instituto Português do Livro e da Leitura (org.). Mem Martins: Publicações Europa-América, 1991.