Skip to main content

Cromos biográficos

Cromos biográficos

  • D. Afonso III
  • Datas: 1212? -1279

Segundo filho de D. Afonso II e D. Urraca de Castela, D. Afonso nasceu entre 1212 e 1217. Após a morte do seu pai saiu de Portugal e passou vários anos na corte francesa, onde aperfeiçoou a sua formação moral, intelectual e política. Aí casou, em maio de 1239, com Matilde de Boulogne tornando-se Conde de Boulogne (o que explica o cognome de O Bolonhês).

Entretanto, em Portugal o rei D. Sancho II, irmão de D. Afonso, com o seu poder e autoridade enfraquecidos, estava em guerra com nobres e clero, o que causava tumultos, roubos, medo e destruição generalizados. Era tão grave esta situação que em 1245 o Papa se convenceu da necessidade de destituir o rei português, escolhendo D. Afonso para defender o reino. Este assumiu o poder a partir de 1247, após uma guerra civil, mas apenas como ‘procurador e defensor do reino’, mero substituto do irmão. A partir de 1248, após a morte de D. Sancho II em Toledo, o conde de Boulogne torna-se legitimamente rei de Portugal.

No seu reinado, D. Afonso III vai pôr em prática uma política de paz, afirmando o poder régio sobre a nobreza e o clero, reorganizando e repovoando o reino. Termina a reconquista portuguesa com a conquista do Algarve e o território português ganha a sua configuração definitiva (salvo pequenas alterações posteriores nas fronteiras com Castela). Abandona D. Matilde que, já velha e sem capacidade para procriar, não chega a ser rainha de Portugal; casa novamente em 1253 com D. Beatriz de Castela (sua parente e ainda menor de idade) que lhe dá os filhos necessários para assegurar a sucessão do trono. Morreu em 17 de janeiro de 1279 e está sepultado no Mosteiro de Alcobaça.


Bibliografia

VENTURA, Leontina - D. Afonso III. Rio de Mouro: Círculo de Leitores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Coleção ‘Reis de Portugal’, 2006.

Voltar à lista