Skip to main content

Detalhe

Arquivo Fotográfico volta a receber a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa

Organizada por um grupo informal, este é um evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros, especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines, que conta com o apoio institucional e colaboração do Arquivo Fotográfico desde 2015. 

Entre 25 e 27 de novembro, o Arquivo Fotográfico vai receber a 12ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa. Assumindo-se como um espaço experimental de exposição, venda, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir, constitui-se como um ponto de encontro para os apaixonados pelo Livro de Fotografia, grande público e profissionais.

Com entrada livre, esta iniciativa - marcada por um ambiente de proximidade, informal e intergeracional em torno do fotolivro, onde se facilita a comunicação direta e a partilha - tem-se constituído como um pólo dinamizador e valorizador da criação editorial no domínio fotográfico em Portugal, contando com uma significativa adesão de públicos.

A colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa, favorece esse encontro em torno do livro de fotografia e lembra, a cada um dos amantes da fotografia, a relevância cultural deste espaço, evidenciando uma vez mais, que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico é a única instituição pública na capital integralmente dedicada à fotografia.

Para além das suas facetas de divulgação, pretende-se que esta edição continue a desempenhar um papel agregador e dinamizador na construção, transmissão e distribuição do Livro de Fotografia, de modo a gerar o interesse da comunidade vinculada à linguagem fotográfica, incentivando novos projetos e continuando a favorecer a criação de novos públicos.

Do programa da Feira fazem parte um mercado de fotolivros, que conta com a presença de editores, livreiros e alfarrabistas; uma exposição de maquetas - mostra de dummies / fotolivros em fase de projeto; haverá um espaço para autores e pequenos editores, com a venda de publicações / fotolivros auto-editados e a apresentação de projetos potográficos autorais, em desenvolvimento ou já concluídos.

O espaço pode ser visitado na sexta-feira, dia 25, entre as 18:00 e as 20:00; e ao sábado e domingo, dias 26 e 27, das 11:00 às 20:00.

No domingo, pelas 10:30, será promovida uma oficina de conservação preventiva de álbuns fotográficos.
A iniciativa é de entrada livre, mas necessita de marcação prévia, através do email arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt.

Acompanhe todas as iniciativas desta edição na página oficial do Facebook da Feira do Livro de Fotografia.