Skip to main content

Detalhe

Arquivo Municipal de Lisboa participa nas primeiras Jornadas dedicadas aos Serviços Educativos

«A brincar é que se aprende, já diz a sabedoria popular. E os Arquivos não são indiferentes a este provérbio. Conscientes do seu papel, muitos Arquivos deram os seus primeiros passos em direção ao público escolar, tendo sempre como foco a divulgação da sua missão e o seu papel na educação dos mais jovens como cidadãos informados.»

Conscientes de que os Arquivos cresceram e evoluíram nas atividades educativas, o Grupo de trabalho Serviços Educativos da Rede de Arquivos do Algarve, em colaboração com o Município de Albufeira, decidiu arregaçar as mangas e estender o convite a todos quantos se quisessem juntar nas I Jornadas de Serviços Educativos, que irão decorrer online no dia 14 de outubro de 2022, através do Canal Youtube da Rede de Arquivos do Algarve.

Nesta iniciativa pretende-se dar a conhecer como é que os Arquivos trabalham, qual a sua abordagem didática, quais os resultados alcançados e de que forma foram ultrapassadas as dificuldades encontradas na implementação e realização de atividades educativas. O programa completo pode ser consultado na página do evento.

A equipa do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa aceitou o desafio e vai apresentar a comunicação 'O Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa em tempos de Pandemia', a qual visa identificar as dificuldades sentidas pelos agentes educativos na realização de atividades durante a pandemia, e dar a conhecer as estratégias adotadas pela equipa que permitiram continuar a prosseguir com as aprendizagens, a fomentar a participação cívica e a promover o pensamento crítico.