Skip to main content

Detalhe

Arquivo Municipal partilha a sua experiência na transição do analógico para o digital no 5º Encontro da Rede de Arquivos de Instituições Religiosas

'Arquivos e desafio digital' é o tema do encontro promovido pela Rede de Arquivos de Instituições Religiosas, onde será apresentada a comunicação "Do analógico ao digital: a experiência do Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico".

'Arquivos e desafio digital' é o tema do 5º Encontro Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR), que vai ter lugar a 21 de outubro de 2022, entre as 14h30 e as18 horas na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. A iniciativa decorrerá de forma presencial na sala de exposições do Edifício da Biblioteca JPII e via Zoom-Colibri.
  
Os objetivos desta iniciativa que contará com a moderação de Pedro Penteado (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), consistem na promoção do estudo, da preservação, da organização e da divulgação do património documental das instituições religiosas, e do programa fazem parte as seguintes comunicações, da qual destacamos a da coordenadora do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, Isabel Corda.
 
Programa

Desafios da preservação digital: estudo de caso do Arquivo e Centro de Documentação da Misericórdia de Gaia
Catarina Nogueira Pereira (Arquivo e Centro de Documentação da Misericórdia de Gaia)

Do analógico ao digital: a experiência do Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico
Isabel Corda (Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico)

A tecnologia de domínio público ao serviço da democratização do acesso digital aos arquivos definitivos de pequena e média dimensão dispersos no território.
Ricardo Pinho (Grupo de Utilizadores Portugueses de AtoM); Hélder Silva (Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha)

Saiba mais sobre a iniciativa na página da Rede de Arquivos de Instituições Religiosas ou na página do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP.