Skip to main content

Detalhe

Dia Internacional da Estereoscopia, 21 de junho

Jorge Marçal da Silva no seu laboratório fotográfico, 1911

O Dia da Estereoscopia é uma celebração internacional que assinala o dia 21 de junho de 1838 em que Sir Charles Wheatstone fez a apresentação oficial do seu revolucionário estereoscópio refletor à Royal Society de Londres e demonstrou a sua teoria da visão binocular.

O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, associa-se à programação da celebração deste dia, criada pelo The Brian May Archive of Stereoscopy, comemorando esta data com uma visita orientada pelos curadores Sofia Castro e Vitor Gens, à exposição 'Jorge Marçal da Silva - A Dimensão Imersiva'.

Esta exposição, patente no Arquivo Fotográfico até 31 de agosto, destaca a produção fotográfica de Jorge Marçal da Silva, na vertente da estereoscopia, proporcionando o visionamento das suas imagens estereoscópicas (gelatina e prata em vidro, no formato Vérascope) através de visores históricos e atuais, incluindo ainda a apresentação de provas de época, de livros de registo das suas fotografias e de outros objetos pessoais.

Os visitantes têm a oportunidade de visionar os originais estereoscópicos produzidos entre 1906 e 1928, numa experiência imersiva única.

Visita orientada pelos curadores:
21 de junho, pelas 15:00
Entrada livre, mas sujeita a marcação prévia via e-mail arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt