Skip to main content

Detalhe

No dia Mundial do Património Audiovisual, Videoteca divulga imagens que assinalam os 200 anos da independência do Brasil e centenário da travessia aérea do Atlântico Sul

Dia Mundial do Património Audiovisual celebra-se a 27 de outubro, este ano sob o mote 'Uma janela para o mundo'

Celebra-se a 27 de outubro, o Dia Mundial do Património Audiovisual, comemoração aprovada pela Conferência Geral da UNESCO, em 2005, como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e da importância destes arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações. Sob o tema ‘Uma Janela para o Mundo’, a VIDEOTECA associa-se a este desafio.

'Uma Janela para o Mundo' transporta-nos de imediato para a canção quase homónima do Milton Nascimento, que nos canta logo no arranque que da janela, o mundo até parece o meu quintal. E é esta proximidade com o Brasil que a VIDEOTECA pretende destacar com uma pequena montagem de imagens de arquivo para celebrar este ano, os 200 anos da Independência do Brasil, bem como o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que ligaram Lisboa ao Rio de Janeiro.

Até à invenção do cinema, a imagem fixa não conseguia imitar a experiência humana do movimento. Só a palavra e a escrita permitiam ultrapassar essa falha. A tecnologia cinematográfica, e mais tarde a tecnologia do vídeo, superaram, de forma fácil, este problema, reunindo os elementos como a palavra, a imagem, o som, o movimento e o tempo, permitindo criar e chegar até nós um vasto e riquíssimo património audiovisual; e é essa ideia que a VIDEOTECA pretende com esta pequena montagem de imagens diversas no espaço e no tempo, que espelhe uma espécie de viagem, também no tempo e no espaço, revelando igualmente o ambiente de festa e alegria a propósito dos encontros que esta ligação encurtou há cem anos. E há duzentos anos.

O início do projeto da Travessia Aérea do Atlântico Sul teve lugar em 1919, por ocasião da visita do então Presidente do Brasil a Portugal, quando Sacadura Cabral lançou a ideia de comemorar o primeiro centenário da independência do Brasil, em 1922, realizando uma viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Este feito glorioso permitiu que ainda hoje esta janela para o mundo se mantenha aberta, e, neste sentido a Videoteca atreve-se a abrir algumas das janelas do seu arquivo ao mundo, que, de algum modo celebrem esta proximidade unida pelo Atlântico, sublinhando ao mesmo tempo, a relação forte e mutuamente benéfica que os dois países souberam construir ao longo destes 200 anos.

Em ano de comemorações, a Pathé Baby celebra igualmente o centenário do seu nascimento com o formato 9,5mm; desta forma selecionámos algumas imagens filmadas neste formato e que datam do dia 17 de agosto de 1948, quando a Companhia do Teatro Variedades de Lisboa, sob a direção de Ribeirinho, integrando atores como o João Villaret, a Josefina Silva e o António Silva, parte para o Rio de Janeiro a bordo de um avião da Pan Air fretado pela Companhia de Revistas e Operetas do Variedades, para quatro dias depois estrear no Rio de Janeiro a peça ‘Alto Lá com o Charuto’. Em fevereiro do ano seguinte, a Companhia regressa a Lisboa, desta vez a atravessar o Atlântico no paquete ‘Brasil’.
O outro momento resgatado do nosso arquivo, agora no formato 8mm, remete para o ano de 1960, durante a visita do então popular presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, para inaugurar o recém-construído Padrão dos Descobrimentos, e que foi recebido em euforia pelos lisboetas. Com a instauração do regime militar no Brasil em abril de 1964, no dia 8 de junho desse ano foi assinado o ato que revogava o mandato e suspendia os seus direitos por dez anos. Imediatamente, Juscelino Kubitschek decidiu exilar-se e trazer a sua família para a Europa. ‘Estrangeiro eu não vou ser, cidadão do mundo eu sou’, em Janela Para O Mundo, canção de Milton Nascimento.


Fontes dos excertos

- Cruzeiro do Sul, de Fernando Lopes, 1966 [PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/009/000230]

- [Construção e inauguração do Padrão dos Descobrimentos], 1960 [PT/AMLSB/CMLSBAH/ODAS/004/000387]

- [Filme de família de origem desconhecida], 1948 [PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/011/000156]

- [Recepção da cidade de Lisboa a Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil], 1960 [PT/AMLSB/CMLSBAH/ODAS/004/000388]