Skip to main content

Detalhe

Histórias & Memórias de Alcântara

A Videoteca e a Biblioteca de Alcântara estão a dinamizar um projeto de recolha de memórias sobre o movimento associativo da zona de Alcântara: 'Histórias & Memórias de Alcântara'.

Torneio de xadrez entre as equipas: Alekhine, Promotora e Terceiras, 1963
SPEP - AML Código de referência: PT/AMLSB/SPEP/GACR/005/0010

Se viveu / vive ou fez / faz parte de algum movimento associativo na zona de Alcântara, a Câmara Municipal de Lisboa quer conhecer as suas histórias e memórias!

Pode dirigir-se às instalações da Videoteca ou à Biblioteca de Alcântara e manifestar o seu interesse em colaborar nesta iniciativa. Pode também fazê-lo através do telefone ou do email de uma destas entidades parceiras.

O projeto tem como objetivos: reconhecer e valorizar o contributo das coletividades e associações de cultura, recreio e desporto, na comunidade; compreender o associativismo popular enquanto redes de intervenção cívica e democrática; e salvaguardar e valorizar a história e a cultura local, o património material e imaterial.

Numa primeira fase serão recolhidos testemunhos orais, quer da comunidade, quer de dirigentes associativos, através de gravação áudio / vídeo, e numa segunda fase pretende-se construir um mapa das associações de cultura, recreio e desporto de Alcântara e elaborar a história / biografia das Associações de Alcântara.

Sessão aberta à população
25 de novembro, 16h00 - Videoteca Municipal
Entrada livre, sujeita a marcação prévia por email ou telefone da Videoteca.


Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca
Largo do Calvário n.º 2 - 'Edifício Promotora'
Telefone: 218 170 632 | E-mail: videoteca@cm-lisboa.pt

Biblioteca Municipal de Alcântara
Rua José Dias Coelho, nº 27-29
Telefone: 218 173 730/45