Detalhe
Traça Castelo
A primeira edição da TRAÇA foi uma co-organização da Videoteca, do Festival Condomínio – Festival de Cultura Local em Espaços Habitacionais, e do Fitas na Rua, e teve lugar nos dias 10 e 11 de outubro de 2015 em vários locais do Bairro do Castelo.
Durante estes dias foi possível ver e conversar com convidados de outros arquivos prestigiados da área e com os realizadores que remontaram alguns dos filmes de família na coleção da Videoteca: Catarina Alves Costa, Edgar Pêra, Jorge Cramez, José Filipe Costa, Margarida Cardoso, Margarida Leitão e Susana Nobre.
O programa incluiu a projeção dos filmes de família que estiveram na origem das curtas-metragens destes realizadores, e outros, e a apresentação de alguns projetos, desde arquivos, a trabalhos de artistas, que lidam com arquivos íntimos, não apenas cinematográficos.
Em paralelo decorreram atividades complementares como a 'Tracinha', exposição do Laboratório de Imagem e Som, dos alunos de 1.º e 2.º ano da EB1 do Castelo, e a oficina de projeção, gratuita, onde os participantes aprenderam a projetar as suas películas. A oficina culminou com uma sessão pública, onde os participantes projetaram e comentaram os seus filmes.
O programa desta mostra, incluiu também mesas-redondas e a apresentação de projetos de investigadores ou artistas que trabalharam sobre arquivos íntimos e familiares.
Uma parte importante e especial deste programa foi construída com os próprios moradores do Bairro do Castelo: através das suas memórias foi iniciado o mapa imaginário e comum de Lisboa, que a TRAÇA procura construir.
Esta edição contou com a parceria do FAS - Fundo de Arquitectura Social, da Assembleia Municipal de Lisboa, e teve como Media Partner o Jornal Público.
Castelo
Rua do Recolhimento, Bairro do Castelo, Lisboa
EM PERMANÊNCIA
FILMES DE: Catarina Alves Costa | Edgar Pêra | Jorge Cramez | José Filipe Costa | Margarida Cardoso | Margarida Leitão | Susana Nobre
E conversas com os realizadores (Feitos a convite da TRAÇA e do FITAS NA RUA a partir dos filmes de família do Arquivo Municipal de Lisboa-Videoteca)
PROJEÇÃO de filmes de família em bruto nas casas dos moradores do Castelo
SÁBADO 10 DE OUTUBRO
14:00 - 23:00
- INSTALAÇÃO E PERFORMANCE: A família não se escolhe de Tânia Dinis
- FOTOGRAFIA: os álbuns de família do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
- LEITURAS: apresentação do Arquivo dos Diários, onde as memórias autobiográficas encontram uma casa
- CONVERSA: José Luís Neto, Tânia Dinis, Pablo Fidalgo Lareo mostram o seu trabalho e conversam sobre a apropriação das memórias dos outros
- PROJEÇÃO COMENTADA dos filmes de família recentemente depositados
- SESSÃO ABERTA: partilha de imagens e de memórias pelos moradores do Castelo
- TRACINHA: Exposição do Laboratório de Imagem e Som, dos alunos de 1.º e 2.º ano da EB 1 Castelo
DOMINGO 11 DE OUTUBRO
14:00 - 22:00
OFICINA DE PROJEÇÃO: Traga a sua lata
Durante a tarde, convidamos todos a trazerem as suas bobines e a projetá-las. Foram aceites filmes com todas as temáticas.
- PROJEÇÃO: programa do Family Film Project
- PROJEÇÃO COMENTADA: projeção dos filmes de José Diogo Gonçalves, comentados por si e Amarante Abramovici (investigadora que trabalha com os filmes amadores feitos durante o PREC)
- APRESENTAÇÃO DE PROJETO: La Mirada de los Extremeños e Red de Cine Doméstico, apresentados por Víctor Sarabia da Filmoteca de Extremadura
- TRACINHA: Exposição do Laboratório de Imagem e Som, dos alunos de 1.º e 2.º ano da EB 1 Castelo
sem título | 8’ | 2015
REALIZAÇÃO: Catarina Alves
Costa | MONTAGEM: Pedro Duarte
PRODUÇÃO: AML | Videoteca e Fitas na Rua/EGEAC
SINOPSE: Catarina Alves Costa descobre, nos filmes de família que recebeu, inesperados espaços em branco, momentos que escapam à pose, acasos. Articula-os. Daí resulta um filme misterioso – justamente sem título – que explora com subtileza e curiosidade a abertura do sentido, característica destes filmes, que é também, em grande medida, a sua força.
sem título | 11’ | 2015
REALIZAÇÃO: Edgar Pêra
PÓSPRODUÇÃO 2D: Cláudio Vasques
No som, excerto do filme 25Abril, Uma Aventura Para a Democracya, de Edgar Pêra
PRODUÇÃO: AML | Videoteca e Fitas na Rua/EGEAC
SINOPSE: Projeção nos filmes de família em bruto – praia, parque de campismo, passeios, Natais felizes, as ruas de Lisboa, murais espalhados pelo país – de imagens (também sonoras) da Revolução. Edgar Pêra contrapõe assim dois arquivos: um que documenta a vida familiar burguesa, outro que acompanha o momento, preciso, da mudança.
sem título | 6’ | 2015
REALIZAÇÃO: Susana Nobre
Com a participação de: Maria do Céu Nobre, Susana Nobre e Laura Nobre Afonso
Com excertos de: Mère et fille, une correspondance (1913- 1962) de Françoise Dolto (edição Mercur de France)
PRODUÇÃO: AML | Videoteca e Fitas na Rua/ EGEAC
SINOPSE: Pontuado e guiado por excertos de uma correspondência entre mãe e filha (de um livro de Françoise Dolto), o filme enche de imagens as palavras trocadas – ou vice-versa. Não há rememoração. Há sim uma troca entre presentes. E emoção na cadência dos intertítulos e no ritmo dos planos de natureza e vida familiar
Sempre Estivemos Aqui | 10’ | 2015
REALIZAÇÃO: Margarida Cardoso
No som: excertos de Lisbon Story (Wim Wenders, 1994), leitura de textos publicados no Diário de Lisboa, excertos de Love Me, Please Love Me (música de Michel Polnareff, 1967)
PRODUÇÃO: AML-Videoteca e Fitas na Rua/ EGEAC
SINOPSE: A leitura de excertos do Diário de Lisboa, com descrições de acontecimentos relacionados com o Zoo, traça a narrativa e o dispositivo: Margarida Cardoso associa datas e acontecimentos marcantes da história portuguesa, à história dos animais encarcerados, testemunhas silenciosas e esquecidas. A associação é aberta, livre, sugere perguntas mais do que propõe respostas. Quem são esses que sempre estiveram aqui?
O Prazer de Associar | 6’ | 2015
REALIZAÇÃO: Jorge Cramez e Diogo Allen
PRODUÇÃO: AML | Videoteca e Fitas na Rua/EGEAC
SINOPSE: Perante os filmes de família da coleção do AML | Videoteca, Jorge Cramez enceta, com Diogo Allen, um exercício de memória e associação. O filme resulta desse exercício, e a cada plano ou cada sequência, os dois associam outras imagens e ideias, da história e da teoria do cinema. É assim um filme sobre isso: o cinema.
Save Project…. | 9’ | 2015
REALIZAÇÃO: José Filipe Costa
Com a participação de Paula Diogo e Pedro Lacerda
PRODUÇÃO: AML | Videoteca e Fitas na Rua/EGEAC
SINOPSE: Duas pessoas – um homem e uma mulher – em frente ao ecrã de computador. Imagens de origem desconhecida passam na linha de montagem. Os dois comentam o que vêem. Encontram recorrências e relações entre as pessoas que aparecem – estarão nas imagens ou na cabeça de quem vê? Save Project… é um filme sobre o aparecimento da ficção.
Mulher Ideal | 9’ | 2015
REALIZAÇÃO: Margarida Leitão
MONTAGEM: Margarida Leitão
SONOPLASTIA: Margarida Leitão, Filipe Fernandes, Dina Ferreira
IMAGEM: João Braz
VOZ: Manuel Mozos e Margarida Leitão
MÚSICA: Filipe da Graça
PRODUÇÃO: AML | Videoteca e Fitas na Rua/EGEAC
SINOPSE: Dos filmes de família que recebeu, Margarida Leitão decide acompanhar uma mulher. Das perguntas que faz resulta um filme simultaneamente emocional, onde a voz da realizadora se coloca em cena, tomando o lugar de alguém que olha, de dentro da família, para essa mulher; e um filme crítico, e estranho pela contemporaneidade do retrato que faz - as leituras, por Manuel Mozos, do artigo “Mulher Ideal” publicado na revista Menina e Moça em 1948 soam violentamente familiares.
Amarante Abramovici
Clara Barbacini
Catarina Alves Costa
Edgar Pêra
Inês T. Alves
Jorge Cramez
José Filipe Costa
José Luiz Neto
Margarida Cardoso
Margarida Leitão
Pablo Fidalgo Lareo
Paula Figueiredo
Tânia Dinis
Sara Aguiar
Susana Nobre
Vitor Sarabia
AGRADECIMENTOS
aos depositantes
José Diogo Gonçalves, Fernando Rafael Ferro, Maria Inês Goes, Maria Manuela Costa, Rita Forjaz;
a quem ajudou a construir este programa e participou nele
Amarante Abramovici, Clara Barbacini, Francisco Frazão, José Luís Neto, Né Barros, Pablo Fidalgo Lareo, Paula Figueiredo, Tânia Dinis, Víctor Sarabia
aos realizadores que aceitaram fazer um filme
Catarina Alves Costa, Edgar Pêra, Jorge Cramez, José Filipe Costa, Margarida Cardoso, Margarida Leitão, Susana Nobre
pelo apoio à organização
Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Helena Fonseca (CML/UITOC), Paulo Pimenta (CML/DMIEM), Marina Uva e Fernando Caldeira (Cinema São Jorge)
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa
PELOURO DA CULTURA | DIREÇÃO MUNICIPAL DA CULTURA | DEPARTAMENTO DE PATRIMÓNIO CULTURAL | DIVISÃO DE ARQUIVO MUNICIPAL | DIREÇÃO EXECUTIVA: Inês Morais Viegas e Marta Gomes
COORDENAÇÃO AML | VIDEOTECA: Fernando Carrilho
PROGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO: Fátima Tomé, Inês Sapeta Dias (AML-Videoteca), Sérgio Marques (Fitas na Rua), Ângela Rocha, Inês Alves, Leonor Carpinteiro, Rita Mendes (Condomínio-Festival de Cultura Local em Espaços Habitacionais)
APOIO À PRODUÇÃO: Alexandra Martins
TEXTOS: Fátima Tomé e Inês Sapeta Dias
TRADUÇÃO: Inês Sapeta Dias
APOIO TÉCNICO: Álvaro Silva, Pedro Lourenço (AML-Videoteca), Joaquim Mendes (Fórum Lisboa / AM) DESIGN | Fátima Rocha (AML-Videoteca), Joana Pinheiro, Marília Afonso Maranhas
COMUNICAÇÃO: Ana Lucas, Paula Candeias, Susana Santareno








