Detalhe
Traça regressa ao Castelo
A Traça regressou ao Bairro do Castelo a 28 de maio de 2016 com o objetivo de descobrir a história dos seus moradores, contada na primeira pessoa.
A Casa da Achada e o Grupo Desportivo do Castelo foram os parceiros desta iniciativa, que incluiu uma subida ao Bairro do Castelo com quem lá vive(u), uma apresentação de um mapa imaginário, construído com as pessoas do bairro, e uma conversa aberta sobre o presente deste típico bairro lisboeta.
Castelo
CASA DA ACHADA
subida ao Castelo com quem lá vive(u)
Subida ao Bairro do Castelo orientada por leituras que associaram cada lugar real a um outro, imaginado. Visita ao Bairro guiada pelas vivências dos moradores.
GRUPO DESPORTIVO DO CASTELO
desenho de um mapa imaginário
Construção de um mapa imaginário do Bairro do Castelo a partir das memórias, das imagens, das histórias e dos sonhos dos seus moradores, numa sessão dinamizada por A. Brito Guterres, seguida de conversa aberta sobre o presente do Bairro, com a participação da Casa da Achada e da Associação Há Castelo.
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa
PELOURO DA CULTURA | DIREÇÃO MUNICIPAL DA CULTURA | DEPARTAMENTO DE PATRIMÓNIO CULTURAL | DIVISÃO DE ARQUIVO MUNICIPAL | DIREÇÃO EXECUTIVA: Inês Morais Viegas e Marta Gomes
COORDENAÇÃO AML | VIDEOTECA: Fernando Carrilho
PROGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO: Fátima Tomé, Inês Sapeta Dias
EM COLABORAÇÃO COM: António Brito Guterres, Carlos Oliveira, Denise Santos, Diana Dionísio, Inês T. Alves, Joana Pinheiro, Pedro Soares e Youri Paiva
COLABORAÇÃO NA PESQUISA DE CAMPO: Chão - Coletivo de antropólogos
TEXTOS: António Brito Guterres, Inês Sapeta Dias e Mário Dionísio
DESIGN: Joana Pinheiro
COMUNICAÇÃO: Paula Candeias, Susana Santareno
FOTOGRAFIAS: António Brito Guterres, António José (Tó Zé), Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico, Fátima Rocha, Maria do Carmo (Carmito)
APOIO À PRODUÇÃO: Alexandra Martins
APOIO TÉCNICO: Álvaro Silva, Pedro Lourenço
















