Detalhe
Jorge Marçal da Silva - A Dimensão Imersiva
A publicação 'Jorge Marçal da Silva - A Dimensão Imersiva' surgiu na sequência da exposição homónima, patente ao público no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, desde abril até final de setembro de 2023.
O lançamento do livro marcou o encerramento desta exposição singular, contemplando vários aspetos e reúne, para além dos textos institucionais, um texto de cariz biográfico do autor, escrito por Manuel Mendes Silva (neto de Jorge Marçal da Silva), textos dos curadores, Sofia Castro e Vítor Gens, e do consultor convidado na área da estereoscopia, Victor Flores.
Esta publicação tem também a particularidade de incluir uns óculos e um visor que permitem o visionamento 3D das imagens em anáglifo e estereoscópicas, impressas à escala 1:1.
A exposição ‘Jorge Marçal da Silva – A Dimensão Imersiva’ apresentou o universo fotográfico do cirurgião e fotógrafo amador, Jorge Marçal da Silva, que trabalhou e viveu em Lisboa e captou entre 1906 e 1927 a cidade, a família, os amigos e as viagens por outras regiões do país. Nela é possível acompanhar o seu olhar, e descobrir o fascinante efeito 3D das fotografias estereoscópicas originais, em suporte vidro, espreitando através de visores históricos e de outras mediações onde estas imagens ganham uma terceira dimensão.

