Skip to main content

Detalhe

Jornadas Europeias do Património no Arquivo Municipal

Conheça as nossas propostas para celebrar o 'património sustentável'

Sob a temática 'Património Sustentável', o Arquivo Municipal de Lisboa associa-se às Jornadas Europeias do Património  que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro, propondo atividades que, por um lado, têm na sua gênese a preservação do património cultural e natural de Lisboa e, por outro, encorajam a discussão sobre a relevância e o valor da cultura e do nosso património, seja ele material ou imaterial.

As propostas que apresentamos em 2022 vão ao encontro do desafio proposto pela organização: "identificar e proteger o nosso património material, imaterial e natural, promover o turismo sustentável, considerar a nossa utilização de recursos e perguntar como estas questões se relacionam com o património, a arte, e a preservação de paisagens e biodiversidade."

Do programa fazem parte as atividade educativas 'A História também se vê', que vai ter lugar nos dias 23 de setembro, às 14h30 no Centro Comunitário de Telheiras e o 'Explorar a cidade - Telheiras', uma atividade agendada para as 18h30, cujo ponto de encontro é o polo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar. Estas atividades, desenvolvidas em parceria com o Centro Comunitário de Telheiras e com a Biblioteca Orlando Ribeiro, necessitam de marcação prévia através do email arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt. Esta atividade voltará a repetir-se no sábado, dia 24, às 10h30.

Ainda na sexta-feira, 23 de setembro, às 21h30 na Videoteca Municipal, serão exibidos e comentados pelo realizador Migues Cortes Costa,  o filme 'Mata: Quinta das Conchas e dos Lilases' (5´26), realizado em 2020, por Miguel Cortes Costa e integrado no Arquivo Ecovideográfico  'Lisboa Natura 2020', que resultou do primeiro Festival Ecovídeo de Lisboa, seguido da projeção 'Malcata: conto de uma serra solitária' (40´), também produzido em 2020 por Miguel Cortes Costa e Ricardo Guerreiro. A entrada é livre no limite dos lugares disponíveis.