Detalhe
Políticas de habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia abre portas a 2 de fevereiro
As políticas de habitação promulgadas nos últimos dois séculos moldaram de forma acentuada as cidades portuguesas, sendo possível encontrar bairros promovidos direta ou indiretamente pelo Estado em todo o território nacional. A observação do que sucedeu na cidade de Lisboa é particularmente estimulante, pois, em certa medida, abordar a experiência do município de Lisboa é também falar do caso nacional no seu todo, no sentido em que as medidas implementadas foram frequentemente pioneiras e influenciaram o resto do país.
Este é o ponto de partida da exposição que inaugura no dia 2 de fevereiro, pelas 18h00, no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, com entrada livre. Uma organização da Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e curadoria científica de Gonçalo Antunes (CICS.NOVA-NOVA FCSH).
A comissão científica desta iniciativa é composta por Helena Roseta, João Seixas (CICS.NOVA-NOVA FCSH), Luís Baptista (CICS.NOVA-NOVA FCSH), Miguel Silva Graça (CITTA-UC), Nuno Pires Soares (CICS.NOVA-NOVA FCSH), Ricardo Santos (CEAU-FAUP), Sandra Marques Pereira (ISCTE-IUL), Teresa Costa Pinto (ISCTE-IUL) e Teresa Costa Pinto (ISCTE-IUL).
A exposição Políticas de Habitação em Lisboa: da Monarquia à Democracia, apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos duzentos anos, em particular no que respeita a opções de arquitetura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização. Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana da cidade de Lisboa.
Organizada por regimes políticos (Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar, Estado Novo e Portugal Democrático), esta exposição oferece aos visitantes um percurso expositivo datado com fotografias, plantas, mapas de distribuição e maquetas, abrindo portas a uma reflexão sobre a evolução das políticas de habitação na cidade.
A exposição que inaugura a 2 de fevereiro, pelas 18:00, ficará patente ao público no Museu de Lisboa / Palácio Pimenta (Campo Grande, 245), entre 3 de fevereiro a 30 de abril, de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.
Para além da exposição, a iniciativa contará com um ciclo de cinema e conversas com especialistas, visitas orientadas pelo curador científico, Gonçalo Antunes, e visitas de grupo, que podem ser agendadas junto do Serviço Educativo do Museu de Lisboa / Palácio Pimenta.