Detalhe
Coleção Bilhetes Postais Ilustrados
O acervo do Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico é constituído por diversas tipologias de documentos fotográficos, incluindo postais ilustrados através de desenhos e processos fotomecânicos. A importância do postal mantém-se, atualmente, como modo de comunicação e também objeto de colecionismo (cartofilia). Mais de 150 anos volvidos do início da circulação postal, importa destacar uma coleção formada exclusivamente por postais ilustrados.
A coleção Bilhetes Postais Ilustrados (BPI)1, constituída por 855 postais não circulados, foi congregada na década de 80 do século passado, de modo a reunir, tematicamente, os postais, que se encontravam na época no Arquivo Municipal. O inventário foi elaborado nessa mesma altura, servindo posteriormente de base ao tratamento documental.
O período cronológico do conjunto situa-se na primeira metade do século XX e apresenta diferentes temáticas, tais como monumentos nacionais, em especial de Lisboa, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Palácio Nacional da Ajuda, a Sé, o Aqueduto, entre outros; espaços públicos, como praças, o Arco da rua Augusta, o Jardim Zoológico e outros jardins, estatuária; séries de retratos de individualidades do panorama teatral e musical, artistas e políticos; a vida quotidiana da cidade, instituições públicas e casas comerciais.
No conjunto de postais fotomecânicos podemos encontrar alguns com autoria, sendo dos seguintes fotógrafos: António Novais (1855-1940); Anselmo Franco (1879-1965); Arnaldo da Fonseca (1870-1940); Augusto Bobone (1852-1910); José Artur Leitão Bárcia (1873-1945); José Joaquim da Costa Fernandes (Fotografia Fernandes) e Eduardo Portugal (1900-1958). Quanto aos editores destacam-se a Tabacaria Costa, F. A. Martins, Papelaria Progresso e a Tabacaria Guedes, entre outros.
A Câmara Municipal de Lisboa também foi responsável pela edição de postais dos monumentos da cidade e na coleção encontramos nove postais do Castelo de São Jorge, em distintas perspetivas, de 1944. No verso, podemos identificar o espaço para o texto no lado esquerdo e, no lado direito, o espaço para o selo; abaixo, as linhas para o endereço do destinatário, não havendo menção à União Postal Universal - UPU nem ao valor do selo para circular, supondo-se que a produção tenha sido somente para divulgação.
Esta edição enquadra-se na política propagandista sob tutela do Estado Novo2, para a qual os CTT contribuíram igualmente com algumas edições desde 19403. Em 1945, os Serviços de Propaganda e Turismo, da Câmara Municipal de Lisboa, propuseram aos CTT a emissão de postais de interesse turístico da capital, tendo sido somente em 1947 editados postais com desenhos do Parque Florestal de Monsanto, da Estufa Fria, do Parque Eduardo VII e do Aeroporto.4
Contudo, o documento do mês, alusivo à citada coleção, destaca a pertinência da produção fotográfica interna nas instituições públicas e a sua preservação arquivística, por vezes preterida em detrimento de outras abordagens, revelando a sua importância num contexto de divulgação, a partir de dois postais, assemelhando-se a um díptico, da sessão fotográfica - laboratório químico e do acabamento de provas fotográficas, com a data atribuída de 1917, somente com o espaço para a estampilha de três centavos e a menção aos Serviços Gráficos do Exército, no verso5. Estes postais estão também representados no Arquivo Histórico Militar do Exército6. A edição enquadra-se nos trabalhos da Direcção dos Serviços Gráficos do Exército, sucedânea da Secção Fotográfica e Cinematográfica do Exército, criada a partir do decreto de 25 de maio de 19117, que possibilitou a organização, em 1917, da secção de fotografia, da secção de cinematografia, de cursos teóricos e práticos de fotografia e cinematografia, entre outros, estando previsto um arquivista técnico e um arquivista geral na direção8.
Os documentos9 têm o formato de 9x14 cm, de acordo com as medidas regulamentadas nas diversas portarias e segundo a convenção estabelecida nos congressos da Union Postale Universelle (União Postal Universal - UPU), constituída em 1878, sucedânea da União Geral dos Correios, fundada em 9 de outubro de 1874 com o Tratado de Berna, assinado por 22 países, incluindo Portugal.10
Apesar dos exemplares da coleção BPI não terem circulado, encontramos 482 postais com o verso timbrado, referindo a designação Union Postale Universelle. Esta referência timbrada no verso significava que podia circular em Portugal e no estrangeiro por ter as características regulamentadas da UPU como o peso, o formato, o material, o espaço do selo e o local do endereço. Nos documentos referidos, nalguns encontramos o espaço para fixar o selo para Portugal e Espanha de 10 réis e para as colónias e estrangeiro de 20 réis e noutras situações de 25 réis11 e no lado oposto o brasão de armas, que identifica Portugal.
O enquadramento da coleção Bilhetes Postais Ilustrados confirma a importância do bilhete postal ilustrado para o estudo da imagem fotográfica através da sua capacidade de comunicar e promover o gosto por colecionar imagens, que estabilizam a recordação, evocam figuras de admiração, veiculam mensagens de modos de estar, apresentam locais de referência e divulgam ações culturais ou locais turísticos.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem diversas coleções de postais ilustrados, conjugados com outros documentos fotográficos, muitos deles circulados. Estes materiais revelam formas de comunicação privada, breves e diretas, exponenciadas pela ampla difusão do postal, em especial, desde o princípio do século XX, uma prática com a qual pode ser estabelecida uma analogia ao atual post das redes sociais.
Ana Paula Delgado e Paula Figueiredo
Novembro 2025
1 Disponível na Internet: https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/X-arqWEB/Result.aspx?id=3485677&type=PCD
2 A reorganização dos serviços nacionais de propaganda e desenvolvimento do turismo recuam à década de 1920 e a criação do Conselho Nacional de Turismo estabeleceu-se no ano de 1929. Em 1944 foi criada a Repartição de Turismo, incluída no Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI), dando origem à futura Direcção-Geral de Turismo estabelecida em 1968 pelo governo de Marcelo Caetano. (Lousada, M.A., & Pires, A. P. (2010)).
3 Lamas (1952).
4 Idem, p. 171.
5 Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AML/BPI/000660 e PT/AML/BPI/000662.
6 Supõe-se que os postais possam ter sido editados na década de 1930. (Arquivo Histórico Militar, PT/AHM/FE/010/E0101/PQ/1, Título "Secção Fotográfica". Datas descritivas [Ca. 1930]. Dimensão e suporte 2 postais, p/b, 90x140. Âmbito e conteúdo: Contém imagens referentes a acabamento de provas fotográficas e do Laboratório Químico de uma unidade não identificada. No verso: Serviços Gráficos do Exército. Na consulta presencial no Arquivo Histórico Militar, pudemos ver alguns conjuntos de postais dos Serviços Gráficos do Exército, da Grande Guerra, do fotógrafo Arnaldo Garcez. [cons. 30/09/2025]. https: //ahm-exercito.defesa.gov.pt/details?id=38500
7 Diário do Governo, I Série, n.º 130, 4 de julho de 1919, P. 1725
[cons. 30/09/2025]. Cf. https://portugal1914.org/portal/pt/historia/instituicoes/item/5297-direc%C3%A7%C3%A3o-dos-servi%C3%A7os-gr%C3%A1ficos-do-ex%C3%A9rcito
8 Para os trabalhos fotográficos foram convocados sargentos, cabos e soldados do ativo, da reserva ou reformados com as competências necessárias. Só em caso de insuficiência de pessoal militar, seriam contratados civis. A intenção era produzir imagens para “fazer a melhor propaganda do país, aumentar o arquivo histórico da Instituição […]” e fornecer fotografias de regiões do continente, ilhas e colónias. Ibidem.
9 Os dois postais da coleção BPI, a par de mais seis do referido serviço militar, incluem os seguintes temas: secção cinematográfica – revisão de “films”, do Corpo Expedicionário Português (CEP); metralhadora ligeira fazendo fogo; CEP – Reparação de linhas telefónicas nas trincheiras (datados de 1917); Tropas portuguesas em África (datado de 1914-1918); Escola de Equitação – Uma Queda ao Descer; Marinha de Guerra portuguesa. Um submarino (Arquivo Municipal de Lisboa, PT/AML/BPI/000657-000664).
10 Em 1948, a instituição constitui-se especializada das Nações Unidas. Atualmente, é formada por 192 países, sendo a língua oficial o francês. O congresso reúne-se de quatro em quatro anos para rever a legislação postal internacional UPU - União Postal Universal. [cons. 12/09/2025]. https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=8005
11 A circulação de postais com a estampa para o selo em réis permaneceu após a Implantação da República até cerca de 1913. Contudo, depois desta alteração de regime político, poderia ser colocada a “sobrecarga” (sobretaxa) alusiva à palavra República, sobre o selo colocado, distinção da mudança da moeda em circulação. (Catálogo de Selos Postais e Marcas Pré-Adesivas: Portugal, Açores, Madeira. Orientação técnica do Instituto de Expertização de Filatelia Portuguesa (INEXFIP), 34ª edição).

![[Exército Português] secção fotográfica, [1917]](/fileadmin/arquivo_municipal/_processed_/9/e/csm_PT-AMLSB-BPI-000662_frente_e_verso_0847db8418.jpg)
![[Exército Português] secção fotográfica, [1917]](/fileadmin/arquivo_municipal/_processed_/f/7/csm_PT-AMLSB-BPI-000660_frente_e_verso_99fb026c6b.jpg)



